ESCOLA SENADOR SALGADO FILHO RECEBERÁ HOMENAGEM PELOS 60 ANOS

Política ÚLTIMAS NOTICIAS

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho, do bairro Piratini, será homenageada, com Moção de Aplausos, pelos 60 anos de atividades em prol da educação de Gramado.

“A presente moção tem o intuito de parabenizar, diretores, professores, alunos e funcionários desta grandiosa instituição de ensino que desde 1960 vem contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de nosso município. Parabéns pelos seus 60 anos de busca constante por um ensino de qualidade, o que faz da Senador Salgado Filho um exemplo em excelência educacional”, disse o autor da proposta, vereador Rafael Ronsoni (Progressistas).

Histórico

Em 05 de fevereiro de 1960, sob a administração do então prefeito Arno Michaelsen, iniciou-se às atividades pedagógicas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho. Já a cerimônia de inauguração ocorreu no mês subsequente, sendo realizada pelos Coordenadores das Escolas Municipais de Gramado, Almérico Lenzi e sua esposa, Lola Lenzi.

O nome do educandário é uma homenagem ao Senador Gaúcho, Joaquim Pedro Salgado Filho, o qual foi nomeado pelo então Presidente Getúlio Vargas, no ano de 1941, Ministro da Aeronáutica Brasileira.

A escola era de madeira, uma “brizoleta” com uma sala de aula e uma pequena cozinha para o preparo da merenda escolar. Localizava-se defronte à casa de Quincas Moreira Borges, próximo ao nº 1000, na rua D. Pedro I, denominada na época, como estrada da Linha Ávila, e, que após algum tempo, denominou-se rua D. Pedro I. Atualmente é a rua Prefeito Nelson Dinnebier.

A primeira turma tinha 26 alunos, multisseriada de 1ª a 4ª série do primário, hoje denominado Ensino Fundamental. Com o crescimento do bairro, a escola ficou pequena para atender a demanda. Ela foi transferida para a rua Corte Real nº 235, em 1969. O terreno foi doado ao município por Ângelo Gabrielle.

Os primeiros alunos, a grande maioria, procediam das famílias: Moreira; dos Santos; Andreis; Narciso; Oliveira; Fioreze; Prinstrop; entre outras.

A Escola Senador não cresceu sozinha, inúmeras pessoas contribuíram pra seu desenvolvimento, entre elas, vale mencionar os professores, funcionários, pais, alunos e comunidade, mas de maneira muito especial, citamos os ex-diretores da Escola que são:

Nair Fattori -1960

Ester Cardoso 1968

Nelsi Guesla Benetti -1974

Beno Oberher – 1976

Iraci Andreis Belotto – 1977

Helmi Barbacovi – 1981

Lenira Maria Reck Sparrenberger – 1984

Rosane Roloff – 1987

José Constantino Sommer – 1993

Mariluse Mella – 1997

Sônia Maria Oaigen Fleck – 2001

Marlene Inacio Koplin – 2006

Marilusse Mella – 2009

Atualmente a Escola Senador conta com mais de 800 alunos, da Pré-Escola ao 9º ano do Ensino Fundamental. Já seu quadro de funcionários conta com 56 professores,18 colaboradores e está sob a direção dos Professores Pedro Eduardo Lazaretti, Emília Wagner Ferreira e Ise Marta Cavichion. Ainda, vale destacar que, a Escola Senador é referência no atendimento educacional especializado (AEE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *