Desenvolvido pelo Ministério da Educação e Cultura, o Projeto Educação Infantil 100% Inclusiva terá adesão de Gramado. O programa pretende promover a inclusão escolar de crianças de zero a cinco anos com deficiência na rede municipal regular de ensino.
A Secretária de Educação de Gramado, Julita Andreis, participou no dia 21 de julho, em Porto Alegre, do encontro de formação continuada realizado pelo MEC para orientar os gestores à implantação do Projeto no Estado.
Para aderir, o município deve elaborar e executar um Plano de Ação, em conjunto com a coordenação da Educação Infantil, equipe pedagógica da Secretaria de Educação e as comunidades das EMEIs. As Secretarias que participarem do Projeto receberão do MEC o apoio pedagógico e recursos para materiais didáticos e mobiliários acessíveis.
Em todo o país, deverão aderir mais de 1,1 mil municípios. Entre os gaúchos, há 110 participantes.
— A rede municipal de Gramado está sendo desafiada para a implantação da política da educação inclusiva, que passa pelo debate e trabalho conjunto com a comunidade escolar, diretores, professores e pais —declara Julita.