Nesta terça-feira(3), a imprensa de Gramado e Canela foi conhecer a estrutura e os detalhes do 11º Festival de Cultura e Gastronomia. A visita começou pelas bancas de comida de rua e pela Cozinha Experimental, ambas em fase de finalização, que estão localizadas na Rua Pedro Benetti e na Praça Major Nicoletti. O grupo seguiu para o Hard Rock Café para assistir a apresentação dos detalhes reservados para este ano. De 2017 para 2018, o Festival cresceu 110%, como mostraram os resultados, e a expectativa para 2019 segue a mesma perspectiva. Em 2018, foram 20 restaurantes participantes, este ano, serão 22. Nesta edição, são mais de 60 oficinas, 80 shows, sete Festins e uma semana a mais de programação. A expectativa é de que a movimentação na cidade ao longo dos 18 dias fique em torno de 350 mil pessoas.
O presidente da Gramadotur, Edson Néspolo destacou o grande crescimento do Festival. “Muito dos resultados são fruto da construção com Maldonado, Punta del Este, com o Uruguai de uma forma geral, país convidado de 2018. E, ainda, no ano anterior, com a Argentina. Este ano, a equipe visitou o Chile e conheceu todos os restaurantes e chefs convidados. Estamos muito felizes em recebê-los e temos certeza de que será um sucesso”, avaliou. Vale lembrar que o novo formato do Festival, que prevê um país convidado, iniciou em 2017. A Itália já confirmou presença para 2020.
A diretora de eventos da Gramadotur, Iara Sartori, enfatizou o destaque que a Cozinha Experimental recebe este ano. A estrutura será localizada na Praça Major Nicoletti, com maior visibilidade e posicionada estrategicamente para receber tanto as oficinas abertas ao público quanto as direcionadas às equipes dos restaurantes, com ênfase em boas práticas, capacitação de garçons, entre outros. Além disso, a parceria com a Madesa Móveis permitiu a ampliação e qualificação do espaço, que contará com novos equipamentos.
Os executivos da Gramadotur, Diego Goulart, e da Abrasel, Alberto Ecker conduziram a apresentação.
11º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
De 5 a 22 de setembro em Gramado
Onde: Praça Major Nicoletti e Rua Pedro Benetti – Centro de Gramado