“Evento acontece no Expogramado de 9 a 11 de maio”
Ratificando o objetivo de ser uma referência em turismo sustentável no Brasil, inicia nesta quinta-feira ( 9), a segunda edição do Fórum Gramado de Estudos Turísticos. O evento propõe ao longo de seus três dias de duração – 9 à 11 de maio – um debate sobre os aspectos da evolução do turismo e é direcionado para gestores públicos, profissionais e estudantes. Na primeira edição em 2018, o evento reuniu 662 pessoas de 18 estados e agora será realizado em um local maior, o Centro de Eventos do Expogramado, palco de alguns dos mais importantes eventos da cidade como o Natal Luz de Gramado. Vale lembrar que durante o evento, os participantes poderão conferir no mesmo espaço, a Festa da Colônia e a Feira Feito em Gramado.
A solenidade de abertura acontece às 20h e na sequência, às 22h, aproveitando o clima da Festa da Colônia, será oferecido na abertura oficial um coquetel inspirado nas origens de Gramado pelo Curso de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul – Campus Universitário da região das Hortênsias, apresentando receitas tradicionais da colonização alemã e italiana , dando vida à tradição e celebrando a cultura gastronômica enraizada no município.
Na sexta e no sábado, 10 e 11 de maio, respectivamente, acontecem os debates e palestras, divididos em eixos temáticos e proporções ainda maiores que na primeira edição. Serão discutidos e analisados temas de grande relevância como: política externa do Mercosul; como preparar o país para a inteligência artificial; identificação de nichos de mercado nos destinos para identificar a economia turística; a força do turismo religioso e místico; a experiência das autarquias; entretenimento como produto; mobilidade urbana e sustentável.
Entre os palestrantes, Michel Lemieux, criador dos espetáculos Cirque du Soleil e Cité Mèmoire; a portuguesa Dra. Lília Ana Águas, membra da Direção da Associação Rota da Bairrada em Portugal; Silvonei José, Doutor em Comunicação e a voz do Papa no Brasil, falando sobre turismo religioso; Alain Baldacci, presidente do SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas e do Parque Aquático Wet’n Wild (SP); Andrea Canona, advogada especialista em causas imigratórias dos Estados Unidos; Ivane Fávero, presidente da AENOTUR – Associação Internacional de Enoturismo; Valdir Steglich, presidente da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil; Jennifer Sily Heslin, advogada especialista em aquisições e alienações e imóveis residenciais e comerciais; In Hsieh, empreendedor e CEO da China Brazil Internet Promotion Agency; Noreh Michalski, ex-presidente da Festa da Colônia e engenheiro de obras turísticas de Gramado; Regina Vanderlinde, primeira brasileira presidente da Organização Nacional da Vinha e do Vinho (OIV); Marcus Rossi, CEO da Summit Hub; Edson Néspolo, presidente da Gramadotur; Jéferson Leonardo, consultor, facilitador e conferencista, além do chileno Ramón Bahamonde Cea, prefeito da cidade de Puerto Varas. Vale lembrar que a cidade do Chile quer replicar o modelo de promoção e treinamento de turismo de Gramado e a iniciativa surgiu após a participação no evento.
O Fórum Gramado de Estudos Turísticos é uma realização do SindTur Serra Gaúcha e conta com o apoio da Prefeitura de Gramado e da Câmara de Vereadores de Gramado. O evento é direcionado aos players do turismo nacional, aos dirigentes de destinos turísticos, aos legisladores, ou seja, aos que possuem ferramentas para a implantação de diretrizes em suas comunidades. Cabe ressaltar que os estudantes de turismo também são foco do evento, que se propõe a debater temas acadêmicos e suas repercussões práticas. Desta forma, para garantir a excelência acadêmica, o Fórum conta com o suporte acadêmico da Universidade de Caxias do Sul (UCS), por meio do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hospitalidade, ratificando a importância da UCS na investigação científica em turismo no Brasil.