O Fórum Gramado de Estudos Turísticos propõe um debate sobre os aspectos da evolução do turismo. Destinado a gestores públicos, profissionais e estudantes, defende a sustentabilidade da atividade a partir de um ponto principal: o turismo como ciência a partir do desenvolvimento sustentável de um destino. Na primeira edição em 2018, o evento reuniu 662 pessoas de 18 estados, propondo uma análise profunda sobre o turismo atual e, acima de tudo, sobre o que fazer para mantê-lo como grande mola propulsora. Agora, o evento se propõe a reunir o mercado nacional e internacional e trazer questões importantes à luz da discussão.
Nesta quinta-feira(11), no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa de Porto Alegre aconteceu o lançamento oficial do II Fórum Gramado de Estudos Turísticos, o evento para imprensa e convidados contou com a presença da comissão organizadora do evento e autoridades como o Diretor de Turismo do Estado, Marcelo Borella e os deputados estaduais Carlos Búrigo e Sérgio Turra, entre outros. Segundo o presidente do Fórum Gramado, Luia Barbacovi, “o evento contará com o que há de mais moderno no segmento turístico”.
Em 2019, a segunda edição acontece de 09 a 11 de maio e vislumbra os debates em novos eixos temáticos e proporções ainda maiores. Serão discutidos e analisados temas de grande relevância como: política externa do Mercosul; como preparar o país para a inteligência artificial; identificação de nichos de mercado nos destinos para identificar a economia turística; a força do turismo religioso e místico; a experiência das autarquias; entretenimento como produto; mobilidade urbana e sustentável. Cabe destacar que o Fórumserá realizado em um local maior, o Centro de Eventos do Expogramado, palco de alguns dos mais importantes eventos da cidade como o Natal Luz de Gramado. Vale lembrar ainda que os participantes poderão conferir ao longo do evento no mesmo espaço, a Festa da Colônia e a Feira Feito em Gramado.
O Fórum Gramado de Estudos Turísticos é uma realização do SindTur Serra Gaúcha e conta com o apoio da Prefeitura de Gramado e da Câmara de Vereadores de Gramado. O evento é direcionado aos players do turismo nacional, aos dirigentes de destinos turísticos, aos legisladores, ou seja, aos que possuem ferramentas para a implantação de diretrizes em suas comunidades. Cabe ressaltar que os estudantes de turismo também são foco do evento, que se propõe a debater temas acadêmicos e suasrepercussões práticas. Desta forma, para garantir a excelência acadêmica, o Fórum conta com o suporte acadêmico da Universidade de Caxias do Sul (UCS), por meio do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hospitalidade, ratificando a importância da UCS na investigação científica em turismo no Brasil.