O “Programa Gramado Cidade InteliGENTE” será debatido no seminário Compliance: Ética, Transparência e Comprometimento, dia 6, na UAB. A iniciativa é da Secretaria de Indústria, Comércio, Trabalho e Serviços e da Secretaria de Governança e Desenvolvimento Integrado.
METAS DO PROGRAMA
Utilização de ferramentas tecnológicas e metodologias inovadoras para melhorar a eficiência do serviço público;
Prestação de novos serviços aos gramadenses e turistas, a partir de ferramentas tecnológicas;
Uso de tecnologia e métodos inovadores na educação de crianças e adolescentes;
Atração de cursos técnicos, tecnológicos, graduação e pós-graduação para a inovação, sustentabilidade e empreendedorismo;
Aplicação de novas tecnologias e processos que resultem na recuperação e preservação do meio ambiente nas esferas pública e privadas;
Promoção do empreendedorismo com inovação, tecnologia e sustentabilidade;
Estabelecimento de parcerias com o governo estadual e federal, municípios, universidades, institutos federais de tecnologia e instituições públicas e privadas nacionais e internacionais.
CONQUISTA
A ideia é utilizar a tecnologia e os novos processos para que as cidades comecem a atingir níveis de inteligência que facilitem a administração pública, melhorem os serviços e a vida das pessoas.
Isto é, mudanças voltadas à modernização e inovação, criando o conceito Smart Cities (sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida, segundo definição da União Europeia).
Com isso, ainda de acordo com o projeto, os fluxos de interação são considerados inteligentes pelo uso estratégico de infraestrutura e serviços, assim como a informação e comunicação no planejamento e gestão urbana para dar respostas às necessidades sociais e econômicas da sociedade.
SEMINÁRIO
Dia 6 de dezembro, das 9h às 12h, no Polo Vera Grin da UAB (Rua Josias Martinho. 197, Bairro Moura), a Secretaria de Governança e Desenvolvimento Integrado e a Secretaria de Indústria, Comércio, Trabalho e Serviços realizam o 2º Seminário Gramado Cidade InteliGENTE, com o tema Compliance: Ética, Transparência e Comprometimento.
PROGRAMAÇÃO
9h: Abertura
9h20: O que é Compliance e como ele pode ser um aliado dos negócios, com Manoel Fonseca, corregedor-geral do MDIC
10h40: Intervalo
11h: Painel de debate sobre o papel do Compliance nos setores público e privado, com a mediadora Roberta Codignoto e os debatedores Rodrigo Carril, diretor do Instituto Compliance Brasil, Manoel Fonseca, do MDIC, e a professora Maria Gorete, da UAB
11h40: Encerramento.
Fonte: Roque Tomazeli/ Comunicação Prefeitura de Gramado