Por mais de dez anos, Leonardo Machado foi a voz do Festival de Cinema de Gramado, um dos mais queridos apresentadores do evento. Em 2009, ganhou o Kikito de Melhor Ator pelo filme “Em Teu Nome”, interpretando um estudante durante a ditadura militar.
*06/07/1976
+28/09/2018
O ator gaúcho Leonardo Machado, apresentador oficial do Festival de Cinema de Gramado, conhecido por participações nas novelas Viver a Vida (2009) e Salve Jorge (2013) e na série “Na Forma da Lei” em 2010, morreu na noite de sexta-feira(28), aos 42 anos, no Hospital Moinhos de Vento, estava internado, em Porto Alegre, Leonardo lutava contra um câncer no fígado desde 2016.
Considerado um dos atores de maior expressividade no Rio Grande do Sul, ele trabalhou em produções locais da RBS, afiliada da Globo no Estado, até ser escalado para “O Clone” em 2001, na qual fez uma ponta como Guilherme, já em 2005, fez uma participação em Senhora do Destino.
Ao receber o Kikito de melhor ator em 2009, no Festival de Gramado por seu papel no filme “Em Teu Nome”, onde fazia um estudante durante a Ditadura Militar (1964-1985), aconteceu uma grande mudança em sua carreira, o prêmio abriu de vez as portas na Rede Globo, onde ele recebeu imediatamente um papel na novela de Manoel Carlos, vivendo Léo, marido de Marta (Gisele Reimann) e pai de Lívia (Isabel Melo). Em seguida, foi um dos seis protagonistas da série “Na Forma da Lei”, juntamente com Ana Paula Arósio, Henri Castelli, Márcio Garcia, Luana Piovani e Samuel de Assis. Ele viveu o juiz Célio Rocha, que trabalhava com a advogada Ana Beatriz (Ana Paula) no julgamento de crimes investigados por outros personagens.
A carreira de Leonardo Machado, no entanto, não foi dedicada somente à TV, ele brilhava mesmo era no teatro e no cinema, onde atuou em 36 curtas-metragens e 23 longas, o mais recente foi “Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos”, lançado este ano e no qual contracenava com Edson Celulari, a quem prestou uma homenagem após o ator receber o Troféu Oscarito no 46 Festival de Cinema (veja o vídeo). Celulari, que também enfrentou um câncer, lamentou a morte do amigo e escreveu no Instagram, “Hoje descansou um amigo que fará muita falta, o querido e talentoso ator Leonardo Machado. Um homem leal, dono de um coração enorme. Companheiro no cinema e parceiro de todas as horas. Que privilégio conhecê-lo!”
Vídeo: Alexsander Siqueira
O velório do ator acontece das 10h às 17h, deste sábado (29), na Sala Álvaro Moreira, que fica no Teatro Renascença, na Av. Erico Veríssimo, 307/ Azenha, em Porto Alegre. O corpo de Leonardo será cremado em uma cerimônia fechada para família e amigos, no Crematório Metropolitano.
Leonardo Machado
Por mais de dez anos, Leonardo Machado foi a voz do Festival de Cinema de Gramado, sendo um dos apresentadores do evento. Em 2009, ganhou o Kikito de Melhor Ator pelo filme “Em Teu Nome”, em que interpreta um estudante durante a ditadura militar.
Em mais de 20 anos de carreira, foram 14 peças de teatro. A mais recente, “Fala do Silêncio”, ganhou o prêmio de Melhor Espetáculo do Porto Alegre em Cena no ano passado.
No cinema, Leonardo Machado atuou em 36 curtas-metragens e 23 longas. A produção mais recente estreou este ano. Em “Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos”, o ator vive o melhor amigo do personagem de Edson Celulari.