Wilson Simonal, interpretado por Fabrício Boliveira, nasceu para ser uma das maiores vozes de todos os tempos da música brasileira. E, assim que teve a oportunidade, deixou sua cidade de infância para trás com o objetivo de perseguir seu sonho e concretizar seu destino. No entanto, após anos de sucesso, seus gostos extravagantes e seu temperamento explosivo o colocam na mira do DOPS, a polícia do regime ditatorial brasileiro.
Uma história de vida e sucesso, o ator Fabricio Boliveira vive Simonal, o par romântico com Ísis Valverde, a Tereza, esposa do cantor, com um elenco forte e nomes como Leandro Hassum que vive Carlos Imperial, Mariana Lima como Laura Figueiredo, socialite que por admiração se envolve com o cantor e passa acompanhar sua carreira, e a vive a tristeza do fracasso de seus shows, Caco Ciocler, que vive o agente do DOPS Mário Borges, que sequestrou e torturou o contador de Simonal, foi ele quem de forma inconsequente disse que Simonal era informante da ditadura, isto nunca foi comprovado.
A alegria e capacidade de atuação do ator Boliveira em cena, mostra que a escolha foi perfeita para o papel. O filme Simonal , contou com o apoio e a aprovação de Tereza e dos filhos do cantor, a obra não esconde o lado complicado da personalidade de Simonal, o filme com cenas embaladas pela excelente música, e voz de artista, revela a carreira meteórica do cantor.