A iniciativa visa, em um primeiro momento, avaliar e identificar possíveis alterações posturais nos estudantes da rede municipal de ensino, visto que hoje 25 milhões de pessoas tem problemas de coluna no Brasil.
A prevenção de doenças e a atenção precoce vêm sendo defendidas há muito tempo como uma das formas mais eficientes de promover a saúde. Com isso em mente, um grupo de fisioterapeutas de Gramado se reuniu com um propósito: zelar pela saúde dos jovens, através do Projeto Cuidando do Futuro.
“A falta de informação sobre as alterações na postura podem levar a prováveis modificações estruturais na idade adulta que, por sua vez, é mais difícil de ser tratada. E nesta idade, os alunos estão num período de mudanças biomecânicas e uma nova compreensão corporal e cuidados básicos no dia a dia, como a forma correta de carregar a mochila e seu peso, postura ao sentar ou mesmo de inclinar o corpo ao pegar um objeto no chão, se aplicados de forma eficaz, podem evitar problemas futuros na saúde destes jovens”, explica o fisioterapeuta e idealizador do projeto, Luciano Pinheiro.
Projeto iniciou na EMEF Presidente Vargas
O projeto-piloto, com apoio da Prefeitura, por meio das secretarias da Educação e da Saúde, e do Lions Clube, está sendo implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, no bairro Avenida Central, onde 117 alunos, entre 9 e 15 anos, foram examinados pelos profissionais. Eles também receberam palestras educativas.
Conforme Luciano, as primeiras avaliações foram bastante satisfatórias para os integrantes do projeto, havendo poucos casos de alta complexidade. Agora, o resultado dos exames será apresentado aos pais ou responsáveis em uma data a ser definida. Posteriormente, os especialistas darão orientações aos pais e às crianças indicando o tipo de tratamento a ser realizado de acordo com cada situação, quando necessário. Além disso, a equipe ainda fornecerá para as secretarias da Educação e da Saúde informações atualizadas e concretas sobre estes alunos para que medidas tratativas e de prevenção sejam tomadas pelo município.
O Prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, acompanhou as primeiras avaliações e parabenizou os idealizadores. “Gramado chegou onde está por conta da iniciativa privada. É a pujança do nosso povo que fez com que a gente se encontre onde estamos, e esse projeto é espetacular, porque ele previne, e quando há prevenção, se evita despesa, sofrimento e problema”.
Diretora da EMEF Presidente Vargas, Maria Elisabete Moschen, destacou que, após a palestra com os profissionais, o projeto despertou mais interesse nos estudantes. “Quando os alunos levaram o bilhete para casa falando da proposta, eles não deram muita importância, mas depois da conversa com a equipe de profissionais, perceberam o valor e eles mesmos queriam saber como estavam para a avaliação”, declara.
Aluna do 9º ano, Ana Laura Teje, 14 anos, foi uma das estudantes avaliadas. Ela considera o projeto positivo. “Hoje em dia, ninguém se previne. Por exemplo, não cuidamos como sentamos e ainda usamos o celular de forma errada, sem pensar na nossa coluna”, relata.
O Projeto Cuidando do Futuro é integrado pelos fisioterapeutas Luciano Pinheiro, Fabrício Bertoluci, Marlon Metz, Suziane Riffel, Nicole Jahn, Lauro Zinke Junior, Patrícia Cavallin e a estudante Laura Wilrich.