A crise que afeta o Hospital São Miguel Arcanjo, está deixando a comunidade preocupada, em 18 de junho, o Prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci, Fedoca, recebeu o pedido de exoneração do cargo de Secretário Adjunto da Saúde de Jeferson Moschen. Considerando o pedido, Fedoca nomeou como interventor administrativo do Hospital Arcanjo Säo Miguel, o Secretário Municipal de Saúde João Teixeira.
Na última quarta-feira (18), Fedoca nomeou um novo interventor para o Hospital. Desta vez o nome escolhido foi o servidor público Paulo Rogério Sá de Oliveira, que ocupava o cargo de diretor da Secretaria de Administração, Oliveira assumiu na quarta-feira e está trabalhando na gestão da instituição. Com a decisão, o secretário da Saúde, João Teixeira, reassumiu sua pasta.
Segundo o vereador Ubiratan Oliveira, na manhã da mesma quarta-feira, 18, durante a prestação de conta da Câmara de Vereadores de Gramado, a instituição estaria sob intervenção do Ministério Público e da Policia Federal.
Ainda na noite de 18, o Conselho Municipal de Saúde de Gramado, presidido pelo médico César Maciel, se reuniu no Centro Municipal de Saúde, com o objetivo de ouvir do presidente da Associação Beneficente São Miguel (ABSM), Rafael França, quem são os membros da entidade, quais as propostas para adquirir o Hospital Arcanjo São Miguel, e sobre os planos em relação ao atendimento pelo SUS. Participaram os conselheiros, o prefeito Fedoca Bertolucci, a presidente da Câmara Municipal, Manu Caliari, o secretário de Saúde, João Teixeira, e o promotor de Justiça, Max Guazelli.
De acordo com Max Guazelli, chegou apenas uma noticia ao Ministério Público sobre a Associação Beneficente São Miguel, não existe inquérito, o Município é credor, e tem que concordar com a venda do imóvel. Para uma maior garantia do processo a Promotoria irá propor que todas as entidades interessadas no São Miguel, apresentem um Plano de manejo e gestão da instituição. “Queremos saber como o Hospital será gerido, serão argumentos importantes para o Município levantar a Intervenção”, salientou o Promotor finalizou afirmando que o MP não irá aceitar que nenhum tipo de aventura com o Hospital São Miguel.