Lançado em Porto Alegre, durante a manhã desta terça-feira (10), na Cinemateca Capitólio, o 46º Festival de Cinema de Gramado.
A edição de 2018 recebeu 665 inscrições de filmes, entre brasileiros e latinos para serem selecionados entre longas e curtas, que em agosto durante dez dias, a comunidade cinematográfica nacional e internacional, terá a oportunidade de conhecer a programação de mostras competitivas, homenagens, debates, exibições especiais, atividades paralelas e a tradicional Mostra Gaúcha de Curtas, promovida em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além dos filmes do projeto gramadense Educavídeo.
“O Festival de Cinema projeta Gramado internacionalmente, é o evento que mais divulgação dá para nossa cidade”, disse o Prefeito Fedoca, na cerimônia de lançamento na capital gaúcha. “Estamos muito felizes com a vibração dos nossos curadores em realizar esse festival renomado, tradicional, idôneo e ininterrupto”, afirmou o Prefeito, que viajou à capital especialmente para o evento de lançamento à imprensa, “o Festival é um ícone de resistência cultural e que, ano a ano, busca a reinvenção para acompanhar os movimentos do mercado e continuar escrevendo a sua vitoriosa história”.
Quanto aos filmes de longa-metragem, este ano as mostras competitivas apresentam nove representantes brasileiros e cinco estrangeiros, todos inéditos no circuito nacional, compondo um painel que, segundo o curador Rubens Ewald Filho, é a fiel representação da confiança que a curadoria, formada por ele, Marcos Santuario e a argentina Eva Piwowarski, conquistaram nos últimos anos. “Hoje o trabalho mais difícil é encontrar espaço para contemplar produções tão diversas e de qualidade. Não há dúvida de que os realizadores querem cada vez mais estar em Gramado porque sentem que estabelecemos um diálogo muito íntimo com a atual produção cinematográfica”, garante.
Sobre as produções selecionadas, o curador Marcos Santuario destaca o perfil consolidado pela curadoria nos últimos anos. “É uma seleção que dialoga com o que estamos vendo atualmente nas produções brasileiras e latino-americanas, seja em estética, narrativa ou temática. O que se apresenta em Gramado este ano é um panorama contemporâneo que contempla tanto o cinema de nomes reconhecidos quanto o de revelações e que consegue transitar por diferentes gêneros, com obras tão plurais quanto os cinemas que elas representam”, comenta. Ao todo, foram inscritos 665 filmes para a 46ª edição, considerando longas e curtas-metragens.
Gramado Film Market
Após a bem-sucedida estreia em 2017, o Gramado Film Market chega a sua segunda edição como a programação oficial do Festival de Cinema de Gramado focada na discussão e na reflexão de pontos cruciais da atividade audiovisual, no gargalo de escoamento e nas parcerias nacionais e internacionais. Para este ano, o Gramado Film Market se concentra em três frentes de discussão: plataformas de exibição, internacionalização de conteúdos ibero-americanos e no futuro das salas de exibição.
Homenagens
Tradicionais homenagens do Festival de Cinema de Gramado já têm destino garantido na edição 2018. Distinção que destaca a trajetória e a contribuição de diretores brasileiros, o Troféu Eduardo Abelin será entregue ao animador Carlos Saldanha, indicado duas vezes ao Oscar em carreira internacional. Já o Troféu Cidade de Gramado será do ator Ney Latorraca, que, até agora, contabiliza 23 longas-metragens no currículo.
Itália, o país convidado de honra
Também inaugurado ano passado, o projeto do filme convidado de honra do Festival de Cinema de Gramado é mantido em 2018. Após a estreia com o Canadá, que trouxe para a Serra Gaúcha convidados e exibições exclusivas, agora é a vez da Itália marcar presença no evento para compartilhar com público e convidados as tendências, as novidades e as reflexões de suas produções e exibições cinematográficas.
46º Festival de Cinema de Gramado/José Carlos Ramos de Almeida , Secretário Municipal de Turismo/ João Alfredo Bertolucci (Fedoca) – Prefeito de Gramado/ Victor Hugo – Secretário Estadual de Cultura, Turismo/Edson Néspolo – Presidente da Gramadotur/Foto: Cleiton Thiele- Pressphoto