O Inverno começa oficialmente no dia 21 de junho de 2018, mas o frio já está por aí, as roupas quentes começam a sair do armário, já escutamos os espirros e os narizinhos começam a “trocar” para a cor vermelhinha, correspondente ao gelinho que encosta nos nossos rostos! O café quente, começa a ser ainda mais procurado e o Sul do País, com destaque para a Serra Gaúcha, comemora a chegada da alta temporada, torcendo para que a neve caia, o que seria o ápice! O frio com certeza é uma forma acolhedora e aproxima a família em todos os sentidos, aquele churrasco que se fazia “disperso” em que as pessoas poderiam ficar conversando no pátio, na varanda ou nos jardins, agora ocupam os espaços internos da casa…!
Todos ficam pertinhos, a voz já não precisa ser tão alta, os assuntos começam mais constantes, já que o espaço físico diminuiu e a proximidade entre as pessoa aumenta. Nesse período, parece que o amor e o carinho entre as pessoas florescem um pouco mais, apesar da temperatura mais baixa, a consciência está aquecida e fervorosa pelo aconchego de quem está perto! O abraço é bem-vindo e o Sol se torna “procurado”, onde vale cada instante! O frio nos dá poderes mágicos, viramos “Maria-fumaça”, pois ao falarmos ou soprarmos, conseguimos produzir fumaça, e quando tocamos em alguém com as mãos geladas, as pessoas saltam longe é até “divertido”! Os bichinhos de estimação, tornam-se aquecedores, nos “enrolamos” neles, para nos aquecer e aquecê-los, realmente o frio é transformador!
O frio também requer atenção e cuidados! Já pensou nos seres que não têm a possibilidade de se proteger devidamente, uma pessoa que não tem como se agasalhar sofre e fica doente, muitas vezes acaba em situações drásticas, que nem sempre tem com reverter! A mesma coisa acontece com os animaizinhos, que não tem onde ficar, é muito triste!
Já vi pessoas e animais encolhidos de frio e passando por sérios riscos e vulneráveis ao tempo! O bom, é que existem lares especializados e que acolhem, aos “encolhidos” que ajudam essas pessoas a terem uma vida um pouco mais confortável, assim também acontece com os animaizinhos de rua, que também são acolhidos por entidades protetoras dos animais!
O importante nessa época do ano, é cuidar da saúde e procurar se proteger, com roupas e alimentos quentes, para que se passe numa boa e sem precisar gastar com remédios! Toda atenção é válida, quando se trata de nossa saúde! Vamos acolher aos bons momentos e aproveitar o que há de mais gostoso nessa época fria e procurar ajudar os encolhidos pelo frio!
Fotos: Fatima R Oliveira e Alexsander Siqueira