Gramado integra o itinerário da 25ª Cavalgada da Serra. O grupo de aproximadamente 350 cavalarianos chegará no município na sexta-feira (18) e se instalará na Sede Campeira do CTG Manotaço, na localidade Mato Queimado. No dia seguinte, sábado (19), às 9h, haverá a recepção aos participantes em frente ao Palácio dos Festivais, com a presença do prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, e autoridades municipais. Também haverá uma apresentação musical do Grupo Arte Gaúcha, como forma de homenagear a cavalgada que em 2018 completa 25 anos.
Cavalarianos de vários lugares do Estado e do país participarão do evento que inicia em Picada Café nesta quinta-feira (17) ao meio dia e seguirá por Nova Petrópolis, Gramado, Canela e terá seu encerramento no domingo (20), em São Francisco de Paula.
A cavalgada se originou como um movimento de tradicionalistas dessas quatro cidades para reivindicar melhorias nas estradas de acessos aos municípios, chamando a atenção das autoridades para os problemas. Desde então, o evento ocorre como forma de manter viva a chama da união e força entre Gramado, Picada Café, Canela e São Francisco de Paula e do próprio tradicionalismo.
Em Gramado, os coordenadores do evento em 2018 são Miguel Becker, do grupo tradicionalista Cavaleiros de Gramado e o patrão do CTG Manotaço, Eder Lahnel.