O Dia Nacional de Mobilização – Dia D da campanha de vacinação contra a gripe ocorrerá no próximo sábado (12). Em Gramado, os grupos prioritários poderão comparecer no posto de saúde do Centro (Postão) e na ESF da Várzea Grande (Vila Olímpica) durante o dia todo, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, para a imunização. A Secretaria da Saúde ressalta a importância de portar os documentos necessários para a vacinação, como cartão SUS e documento de identidade com foto. “Apesar de termos durante a semana horário estendido em dois postos, o Dia D possibilita a imunização das pessoas que não conseguem comparecer nas unidades de saúde de segunda a sexta. Esperamos que a comunidade aproveite a data e vacine-se”, avalia o secretário da Saúde, João Teixeira.
A campanha da vacinação contra a gripe segue até o dia 1º de junho nos postos da Várzea Grande, Centro, Carniel, CAIC, Floresta, Jardim, Pórtico II e Piratini. As vacinas também estarão disponíveis para a comunidade do Quilombo, que receberá Interiorização da Saúde no dia 19 de maio.
A meta da Secretaria da Saúde é vacinar 14 mil pessoas. O público-alvo são idosos (a partir de 60 anos), crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional também integram o grupo de risco.
Em virtude do feriado de Ascensão do Senhor, os postos de saúde estarão fechados na sexta-feira (11).