A prefeitura de Gramado, continuando a série de palestras e debates “Gramado: Novos Olhares”, trouxe para a cidade na última segunda-feira (16), o Procurador de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e ex-deputado estadual e federal, Vieira da Cunha, que falou sobre ética na política para a comunidade presente.
O prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, idealizador do projeto, ao dar boas-vindas ao palestrante e participantes, lembrou que o ex-deputado foi o autor da legislação que posteriormente se tornou a lei da colaboração premiada, que trouxe diversos benefícios para a justiça.
Já Vieira da Cunha falou sobre a sua participação neste processo. “Fui o relator na Câmara dos Deputados do projeto que se transformou na lei de combate ao crime organizado. Um dos capítulos regulamenta a colaboração premiada, um dos institutos que fez com que o Ministério Público tivesse condições de apurar os fatos”, contou.
Ainda falando sobre a colaboração premiada, Vieira da Cunha completou: “Quantos vezes ouvíamos em um passado não muito distante que só iam para a cadeia os ladrões de galinha? Que a justiça penal não alcançava aqueles que tinha poder político e econômico? Com estes novos mecanismos de investigação a Justiça está sendo mais eficaz e aqueles que tem poder estão cumprindo pena, pois a sociedade estava farta de tanta impunidade”.