Pensar e planejar Gramado para as próximas décadas tem sido um dos maiores objetivos da administração municipal, que busca preparar a cidade para os desafios do crescimento, com um olhar focado na valorização do capital socioambiental. A elaboração de uma agenda estratégica para o desenvolvimento sustentável e para a mobilidade urbana do município tem reunido os principais anseios da comunidade, apontando conflitos e potencialidades para que sejam pensadas e criadas as grandes estratégias e projetos para a Gramado que tanto se almeja. O projeto servirá de base para o futuro Plano Diretor.
“Com a participação de representantes e lideranças da comunidade, estamos buscando em conjunto apontar os problemas críticos enfrentados pelos moradores e turistas no dia a dia e, principalmente, encontrar novas frentes para oxigenar o turismo e a economia da cidade, sob o viés da sustentabilidade, um dos maiores princípios dessa gestão”, relata o secretário de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil, Jeferson Zatti.
O representante da equipe projetual da CEPA Consultora na região, Daniel Caporale, salienta que todo o trabalho, que vem sendo desenvolvido desde dezembro, está sendo interligado. “Para a legitimidade desse projeto é muito importante a adesão e participação da comunidade no processo, pois as experiências e conhecimentos que possuem sobre sua cidade são questões fundamentais”, destaca Caporale.
A agenda estratégica prevê informações e soluções sobre diversas áreas do município, como mobilidade urbana, turismo, agricultura, economia, meio ambiente, saúde, educação, entre outras.
Oportunidade para pensar o futuro de Gramado
Representantes da sociedade civil e organizada estão convidados a participar da segunda oficina participativa da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável e Mobilidade Urbana com o arquiteto e urbanista Rubén Pesci e equipe da CEPA Consultora. As atividades ocorrem em dois dias, 22 e 23 de março, quinta e sexta-feira, das 14h às 19h, no Polo Véra Grin da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Moura.
O objetivo dos encontros é encontrar estratégias sustentáveis, buscando combater os conflitos e aproveitar as oportunidades do município. Na ocasião, serão apresentados os resultados dos últimos trabalhos, com os principais conflitos e as principais potencialidades observadas pelos grupos.
A metodologia utilizada durante as oficinas é de trabalho em dois grupos nas temáticas de Ecoforma, sobre questões de biodiversidade e ecossistemas naturais, e de Socioforma, questões sociais e econômicas.
Em abril estarei morando em gramado já que toda minha família é dessa cidade maravilhosa….sou de SP e moro aqui a 43 anos….estarei indo pra somar e contribuir com meus serviços para com essa cidade .
Bom dia!
Ficaremos honrados, em poder ajudar!
será bem -vindo!
Abraço