Bate-papo sobre representatividade feminina integra ações ao dia da mulher
A convite da Associação Materna de Apoio e Empreendedorismo (AMAE), a primeira-dama Bianca Bertolucci e a equipe do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) participaram na última sexta-feira (9), de um bate-papo sobre representatividade feminina, divulgando os serviços do Centro às mães que integram a associação.
Na ocasião, Bianca contou sua trajetória às integrantes e explanou sobre a importância do fortalecimento da mulher. “Não tenho a intenção de dar respostas ou mesmo a solução para cada uma de vocês, porque cada um conhece o seu calcanhar de aquiles, mas eu vejo que muitas mulheres subestimam a sua capacidade e temos estudos que comprovam isso. Os homens, por exemplo, quando recém-formados negociam seu primeiro salário, já as mulheres não fazem o mesmo, apenas 7%”.
A primeira-dama ainda continuou citando outros exemplos, incentivando as mulheres presentes a se empoderarem e ser o que elas quiserem, acreditando em si mesmas. “Outra situação que trago aqui é que os homens sempre acabam atribuindo o sucesso deles a eles mesmo, pois acreditam que são competentes, que são fortes e de tanto acreditarem nisso, eles acabam se tornando. Já a mulher sempre atribui o sucesso ao outro. Temos que mudar isso e mostrar a nossa força. Acreditar mais e nos posicionar mais”, completou.
Após a participação da primeira-dama do município, a equipe do CRAM falou sobre a violência doméstica e familiar, elencando os tipos de violência, seus sinais, e como elas podem procurar ajuda ou mesmo denunciar algum caso. O tema gerou bastante interesse entre as mulheres presentes, que tiraram dúvidas sobre algumas situações, buscando mais informações, principalmente, sobre a Lei Maria da Penha.
A presidente da AMAE, Ellis Chaves, que coordena o grupo de 63 mães, já conhecia o trabalho do Gabinete e do CRAM, e disse estar muito grata com a troca de informações ocorrida durante o bate-papo. “Temos observado que a equipe tem feito um trabalho de grande importância de amparo em favor das mulheres da nossa comunidade, e vem formando uma rede de apoio e proteção nesta luta contra a violência. Acompanhamos a evolução desse trabalho, o que nos faz sentir orgulho do grande exemplo que Gramado tem dado nessa luta, tendo a primeira-dama Bianca como uma porta-voz incansável desta causa. Parabéns a todas por cada conquista, por cada número positivo, que mostra a importância de toda essa dedicação”.
Fonte e Foto: Marlova Martin/Prefeitura de Gramado