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UCS implementa conceito de Unidades de Negócio em setores e serviços

Escola de Gastronomia, Centro Clínico, UCS Línguas Estrangeiras, Escola de Formação de Lideranças, Usina de Talentos, Escritório de Regulação eInstituto Religare são algumas das unidades ce ações com novo modelo de gestão

A adoção do conceito de Unidade de Negócio para setores e serviços ligados às diversas áreas de atuação da Universidade de Caxias do Sul é mais uma novidade dentre as reformulações administrativas, pedagógicas e de relações com a comunidade implementadas pela UCS para 2018.

A iniciativa visa incrementar a sustentabilidade da instituição e fundamenta-se na análise do panorama do mercado em que está a Universidade inserida – hoje, a UCS tem unidades em dez cidades da região Nordeste do Rio Grande do Sul e abrange outras 60, alcançando uma população total de 1,3 milhão de habitantes.

A proposta utiliza-se de características e diferenciais competitivos, como a infraestrutura e o perfil de Universidade, para melhor dispor de estrutura, produtos e serviços à comunidade. O novo posicionamento abre um universo de possibilidades às Áreas do Conhecimento e cursos, objetivando atender necessidades de mercado, prospectar oportunidades e antecipar soluções a partir da oferta de tecnologias e produtos inovadores.

“A pesquisa, por exemplo, pode ser dirigida às necessidades de empresas e da sociedade, influenciando na globalização do conhecimento, na inovação e no desenvolvimento da região”, explica o coordenador da Assessoria de Planejamento e Orçamento da UCS, Roberto Boniatti. A mudança de cultura está alicerçada nos objetivos e estratégias da instituição e em suas diretrizes institucionais. “Nos preparamos com informações, sistemas, infraestrutura, equipe e treinamento, e os planos mercadológicos traçam objetivos, estratégias e ações”, afirma.

Conceituação:

O modelo de unidade de negócio prioriza:

– relacionamento e comunicação, com a análise de ambiente interno e externo, para potencializar a relação com a comunidade acadêmica, clientes e sociedade;

– a definição de produtos e serviços para o mercado, que pressupõe a ampliação dos públicos por meio de produtos como os cursos de extensão, pós-graduações, pesquisa e prestação de serviços;

– informações socioeconômicas, que geram autonomia e permitem adequar ações ao se conhecer o perfil da região e dos clientes;

– gestão e avaliação, que fornecem indicadores para o monitoramento dos objetivos, e

– planejamento, projetos e planos de ação

Incremento à extensão

Exemplo de unidade de negócio que já registra resultados positivos é a Escola de Gastronomia, instalada em Flores da Cunha. Sintonizada com o mercado, a unidade teve sua representatividade ampliada em 2017 com a abertura do restaurante Dolce Itália e com a oferta de serviços a eventos. A mudança de conceito amplia o potencial de crescimento da escola, viabilizadno a oferta de novos cursos de extensão e de mais produtos.

Entre outros segmentos em que foi ou será implementado o modelo de Unidade de Negócio estão as áreas de conhecimento e seus cursos de graduação, o Centro Clínico, o UCS Línguas Estrangeiras, a Escola de Formação de Lideranças, a Usina de Talentos, o Escritório de Regulação e o Instituto Religare.

Incluídas as ações das unidades de negócio ligadas à Extensão Universitária, a UCS ofereceu, somente no último ano, 871 cursos e 1.027 eventos (totalizando 1.898 atividades, em todas as áreas do conhecimento) pela modalidade, alcançando um público somado de 102 mil participantes. 

Restaurante Dolce Itália, instalado na Escola de Gastronomia em 2017, é um exemplo de ampliação de relações com o mercado, prospecção de oportunidades e soluções alinhadas às demandas locais.

Foto: Cleber Rezzadori/ UCS

 

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