Aplaudido por público e crítica, A Despedida abre a competição em Gramado

Festival de Cinema
Fotos: PhotoPress
Fotos: PhotoPress

A competição entre os longas brasileiros já começou com um forte candidato ao Kikito de melhor ator. Exibido na sexta-feira, dia 8, o filme A Despedida arrancou aplausos e lágrimas, com Nelson Xavier em uma interpretação memorável.

Desde o plano de abertura, ele conquistou o público. Embalado pela arrebatadora canção Esses Moços, na voz de Lupicínio Rodrigues, Almirante, personagem de 92 anos, começa o dia enfrentando seu enorme esforço físico para sair da cama e cumprir a corriqueira rotina de tomar banho, se vestir e barbear, movido pela vaidade de quem busca viver até a última fagulha.

Um dia, sai de para realizar desejos derradeiros e cumprir pendências afetivas, como se desculpar com um amigo e reencontrar a jovem amante, 50 anos mais jovem, interpretada com uma atuação à altura de Juliana Paes.
Durante a entrevista coletiva concedida na manhã de sábado, o diretor Marcelo Galvão explicou que o longa foi filmado em apenas 10 dias e com muitas tomadas únicas.

Juliana, que veio a Gramado pela primeira vez, chegou à sessão chorando, emocionada com a história de amor entre gerações e pela visão realista com que o filme tratou o tabu da velhice. Ainda amamentando o filho de então cinco meses, a atriz disse que não levou a vaidade em consideração durante as gravações:

— Não me importei com os peitos enormes, que ficavam meio esquisitos. Só tenho vaidade fora de cena. Meu corpo tem de estar a serviço da personagem. Cheguei para o Nelson e disse: “Pode botar a mão”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *